Um pouco sobre mim





Algumas pessoas, quando me conhecem ou contratam os meus serviços, perguntam um pouco sobre a minha vida pessoal e não é de se estranhar. Eu chego, com um shorts jeans, uma regata, cabelo preso e o rosto mais determinado que encontro, e tudo o que a maioria vê é uma adolescente meio desengonçada e não uma fotógrafa. Quando quem quer as fotos é da minha idade, ou mais nova, não há problemas. Agora, quando as meninas mostram para as mães quem elas querem "Mãe, é essa daqui a fotógrafa" a imagem não é muito legal mesmo, concordo rs.
Então, resolvi fazer um post sobre minha evolução fotográfica. Sei que é a mesma coisa que o Justin Bieber fazendo um filme sobre a vida longa vida dele, mas não custa tentar e explicar algumas coisas.
Começando pelo básico. Oi! Eu sou Débora, tenho 17 anos, 1,65, e estou sempre brigando com a balança. Eu sempre fui apaixonada por fotografias. Quando as câmeras digitais explodiram e dominaram o mercado, em meados de 2006 minha família comprou uma Kodak Z650.

Apesar da pompa, é uma cybershot, ponto. E eu dominei o equipamento. Sério, só tem foto minha desde 2006 e isso chega a ser irritante. Desvendei cada cantinho da máquina, pesquisei na internet as coisas mais básicas como ISO, diafragma e "zoom" e comecei a brincar de tirar foto. Juntava as amigas, pensava em algo criativo e fica a tarde inteira por conta. A minha meta era "ser criativa" e eu me esforçava realmente pra conseguir atingi-la mesmo o resultado sendo meio duvidoso...

Foi então que o photoshop surgiu em minha vida. Na época fiz o crack do Adobe Photoshop CS3, fui correndo atrás de MIL tutoriais na internet. Sério, virei essa internet de cabeça pra baixo e fui aprendendo (errando muito) a dosagem certa. Tem cada foto! Vocês não iriam acreditar... Mas eu via as fotos profissionais, ficava encantada, e decidia que eu faria o meu melhor!
Descobri o www.flickr.com e todos os seus fotógrafos perfeitos, e tentava tentava tentava...

Até que há uns dois anos, fiz umas fotos da filha de um amigo do meu pai. O cara gostou tanto delas que chegou a comentar que as fotos haviam ficado melhores do que as fotos que ela havia tirado de quinze anos, com um profissional. Foi aí que meu pai viu que a brincadeira às vezes podia dar certo. 


Ele pediu pra ver algumas fotos minhas e, um tempo depois, disse que se eu conseguisse passar no vestibular eu ganharia um máquina profissional.
Em júbilo, estudei pra caramba e fui aprovada logo no meio do ano. Apesar da dificuldade, consegui uma Canon 60D. 




Aí sim tudo  mudou! Ela ainda é a minha máquina, vai continuar sendo por um bom tempo...
Então as pessoas me perguntam: mas Débora, você vai fazer Fotografia mesmo? Viver disso?
Não... O mercado fotográfico é muito complicado e muito ingrato. Acabei sendo aprovada em Direito na UFMG e estou indo pra lá agora no meio do ano de 2012. As fotos vão acabar sendo um hobby ocasional, e vou estar sempre postando uma curiosidade ou outra por aqui. Então quando eu me formar, vou poder rodar o mundo fotografando cada cantinho desse planeta que é no mínimo curioso. Minha profissão vai financiar o meu hobby (espero) e vou sempre eternamente estar ligada de uma forma ou outra com a produção de imagens... mesmo que seja só na parte de apreciá-las!

This entry was posted on segunda-feira, 18 de junho de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply